Pages

Previdência reconhece união de pessoas do mesmo sexo





O Ministério da Previdência Social publicou no Diário Oficial da União que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotará as providências necessárias para conceder os benefícios da previdência aos companheiros do mesmo sexo que mantém união estável. 

A portaria, publicada hoje, foi assinada pelo ministro Carlos Eduardo Gabas com base em um parecer da Advocacia Geral da União (AGU). Segundo a assessoria do ministério, o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo acontece desde 2000 considerando liminar concedida em Ação Civil Pública na Justiça Federal no Rio Grande do Sul. 

Para comprovar a união estável os casais homossexuais deverão apresentar no mínimo três documentos, como a declaração de Imposto de Renda do segurado, com o beneficiário na condição de dependente; certidão de disposições testamentárias (testamento); declaração especial feita perante tabelião (declaração de concubinato) ou conta bancária conjunta. 


Por Amanda Palma|

Amanda Palma

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.