Pages

Terreiro Ilê Axé Jitolu tem filha biológica de ex-matriarca como ialorixá


Filha legítima de mãe Hilda foi escolhida pelos Orixás como nova matriarca do Ilê Axé Jitolu

Após a morte de mãe Hilda, ocorrida em setembro do ano passado, o histórico terreiro Ilê Axé Jitolu, localizado na Ladeira do Curuzu, terá a primeira festa comandada pela nova responsável, Hildelice Benta dos Santos, que assumiu o posto de ialorixá, no último domingo.

Terreiro visto como um dos mais importantes para o candomblé Jeje na Bahia, o Ilê Axé Jitolu será reformado após o ritual realizado para indicação de um sucessor no comando, o Axexê.

Depois de ficar fechado desde a morte de mãe Hilda, o Ilê Axé Jitolu teve Hildelice, filha biológica da ialorixá escolhida pelos orixás para assumir o lugar da antiga matriarca.

Aos 49 anos, a filha de Oxalá, conta que iniciou suas atividades no candomblé quando tinha apenas 20 anos e que admirava a maneira com que sua mãe conduzia a relação terreiro e comunidade.

Por Leonardo Martins

Amanda Palma

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.