Pages

Torcida por clubes estrangeiros cresce entre os brasileiros



O futebol é um esporte universal que sempre atraiu torcedores de todos os tipos. No Brasil isso não é diferente. As torcidas vêm crescendo cada vez mais, e além de times nacionais tradicionais como Corinthians e Flamengo, outro tipo de clube vem ganhando admiradores no país do futebol: o estrangeiro, como o tetra campeão inglês Chelsea. Segundo a presidente do TFC (Torcida Feminina do Chelsea) Maiara Batista, essa admiração pelos times de fora cresce por vários motivos, como a história do clube, a tradição no futebol, o estilo de jogo, simpatia por algum jogador e, sobretudo, pela boa qualidade do futebol e organização das equipes. Maiara conta ainda que essa paixão pelo clube inglês surgiu na copa da Alemanha, em 2006. “Naquela época boa parte do English Team era do Chelsea, e determinados jogadores me fizeram ter simpatia pelos Blues. Passei a acompanhar depois o campeonato inglês, campeonatos europeus e demais competições que o Chelsea participava e a torcida só aumentava para aquele time liderado por José Mourinho.”
A estudante de administração Ilusca Pinheiro, também integrante do TFC, compartilha da mesma opinião: “O futebol europeu é um dos melhores do mundo no que diz respeito à habilidade, o fair play, a cordialidade e o amor dos jogadores pelo time”.
Outro time europeu que conquistou o coração de muitos brasileiros é o italiano Milan. “Minha paixão começou ao acompanhar o Campeonato Italiano de 1999, onde o time o A.C Milan numa arrancada impressionante, venceu sete jogos consecutivos e superou a Lazio no final por apenas um ponto, sagrando-se campeão. Esse foi o começo, que se aprofundou depois que eu passei a conhecê-lo, sobre seus jogadores e seus títulos. por exemplo, é o único tetracampeão mundial de clubes e o maior vencedor de títulos internacionais.”, conta o estudante Alex de Castro.

Apesar da paixão, esses torcedores ainda não tiveram oportunidade de viajar para ver seus times jogarem no exterior. Em 2008, o TFC organizou um projeto para o envio de uma camisa da seleção brasileira “autografada” pelas integrantes. O projeto se realizou com sucesso e o uniforme chegou às mãos dos jogadores do Chelsea, em Londres.
O inglês Chelsea, o espanhol Barcelona e o italiano Milan têm seus próprios websites, mas somente o Milan tem a opção para tradução em português. “No Milan, eles tem há algum tempo uma versão do site oficial em português, logo, eu não me sinto desatualizado quanto à noticias do time. Essa foi uma percepção que eles tiveram ao medir a quantidade de visitas de brasileiros no site, então resolveram olhar com carinho por estes torcedores.” explica Alex. “Acho que os fãs, dos mais diversos países, são respeitados. Muitos asiáticos torcem por times europeus e esses times fazem turnês pelo oriente em pré-temporada, além de ter versões em seus idiomas nos sites.”. Completa Lucas. Ilusca lembra que além das páginas oficiais, muitos sites de relacionamento, como o Orkut, Twitter e Facebook servem como ponto de encontro de torcedores ao redor do mundo.
Por Leila Pereira

Leonardo Martins

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.