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Procon/BA divulga cadastro de insatisfação do consumidor

Empresas despertam insatisfação dos consumidores


Com 839 registros contabilizados entre setembro do ano passado e agosto de 2010, a Ricardo Eletro ocupa o primeiro lugar no Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010, divulgado pelo Procon/BA. Outras empresas de grande porte, como a OI, Sony Ericson e Nokia também provocaram bastante a insatisfação dos consumidores, ficando próximos ao topo da lista. As principais causas das reclamações são equipamentos defeituosos e os prazos de garantia sem peças de reposição.

O procedimento de divulgação acontece pelos Procons de maneira simultânea,  junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e cumpre o Artigo 44 do Código de Defesa ao Consumidor, que consiste no armazenamento das reclamações por órgãos públicos de defesa do consumidor e divulgada periodicamente. O prazo máximo para os intervalos dos informativos é de um ano.

No quesito mais demanda, os três primeiros lugares ficaram com a Oi, Coelba e a Embasa. Já no ramo alimentício, as infrações foram lideradas pelo Bompreço (42,45%), Extra (12,26%) e G Barbosa (9,53%). A lista está disponível no site da SJCDH.

Por Leonardo Martins

Leonardo Martins

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