Pages

O governo é do povo?!



"Porém, é quando conquista-se um Estado de uma Nação de língua, costumes e governos diferentes que surgem as dificuldades e que deve-se contar com muita sorte (fortuna) e possuir grande talento para conservá-lo". Maquiavel com certeza foi muito feliz quando escreveu o "Príncipe", disso ninguém tem dúvidas. O que eu particularmente não podia imaginar é que certas palavras perdurariam pela eternidade e que ainda se concretizam em diversos contextos e épocas.

Há quem acredite que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas quando se fala de política e politicagem, não se pode pensar assim. Alguns raios e trovões passam anos caindo nos mesmos cargos, nas mesmas cidades, estados e até no país. Outros, que vêm como relâmpagos criticam sempre o que se têm no momento e quando chegam ao lugar tão almejado acabam por repetir os mesmos erros, por vezes ainda piores.

Tenho analisado as propagandas políticas, prestando bastante atenção nas propostas e atitudes de cada candidato. Nas últimas semanas tive a oportunidade de ver de perto cada candidato ao governo do estado e creiam, é bem diferente do que se vê na televisão ou se ouve no rádio. Os bastidores são a melhor parte. Cada expressão, cada fala, cada cochicho ou insatisfação, dá para saber de tudo e entender o funcionamento disso que chamamos de política.

É interessante ver algumas estratégicas políticas se repetirem quando se criticava tanto. O outro, que tem a herança maldita como um carma, acaba sendo condenado pela maioria do povo, mesmo adotando uma postura mais comedida. Existem ainda aqueles que se aliam aos inimigos do passado, e hoje, juram que não condenaram as atitudes do mesmo, ou ainda, que está fazendo isso pelo povo. Mas, se antes não servia, como agora pode ser melhor como vice-governado, por exemplo?

Após as eleições, quando se chega ao governo, o que se vê são os mesmos erros sendo repetidos. Escândalos em órgãos do governo a todo dia são expostos na mídia. Vemos politicagem ao invés de políticas públicas. O governo deveria ser para o povo e não para os governantes. Há mais dinheiro público desviado do que aplicado em medidas que melhorem a situação de milhares de brasileiros que passam fome todos os dias.

Gasta-se mais dinheiro com presos do que com as crianças que têm pouca infraestrutura nas escolas. Elas leem menos do que deveriam, enquanto pessoas que foram condenadas pela justiça e também pela sociedade, usufruem de comida, moradia e até mesmo têm acesso a algum curso de capacitação para ser redimido. Precisamos de um sistema preventivo e não um "curativo".

Antes de tudo, os políticos e também a população precisam compreender que o governo é do povo, eles não estão fazendo um favor, eles estão empregados porque nós quisemos, eles estão recebendo (às vezes até mais do que o necessário) para estarem em suas funções, então precisam fazer um bom governo.

Governar para o povo não é utilizar o dinheiro público apenas. É saber como administrá-lo, planejar estratégias de governo em que não haja corrupção. Cumprir o que diz a melhor Constituição do mundo. Dar dinheiro a quem não tem nada é uma boa estratégia para ganhar o povo e ser o "Pai dos pobres 2", mas não resolve. Educação resolve. Formação acadêmica e educação doméstica. É disso que o país precisa. E não de alguém que prometa dar a 13ª Bolsa Família.


Por Amanda Palma

Amanda Palma

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.