Pages

A moda sai de moda, o estilo jamais


Vestido Chanel  de festa rendado, de 1937
Muito se fala sobre estilo, porém pouco é realmente esclarecido. Até então, não me deparei com frases que melhor definam as condições da moda como as ditas pela divina Coco Channel “A moda sai de moda, o estilo jamais.” e “Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas “estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.”

Elas deixam bem claro que modismos fashions não são responsáveis por definir o que você é ou o que pensa. As tendências mudam a cada temporada assim como podemos mudar de idéia sobre tudo e todos em um só piscar de olhos. No entanto, é importante perceber que apesar de sermos em sua maioria seres mutantes, há características fixas em cada um de nós que nos faz seres diferenciados e eternos.

O Alexandre Herchcovitch falou uma frase que se tornou um avatar para moda, ou a resposta pronta perfeita para a tradicional pergunta “O que é moda pra você?”. Questão complicada que sabiamente ele respondeu com uma pequena definição “a moda é a cabeça por fora”.

Muitos encaram os fashionistas como grandes ditadores, alguns são, mas isso não quer dizer que deveriam. Ou ainda nos encara como pessoas que costuram ou cortam papel o dia todo, de fato fazemos isso, mas a grande questão é que não é só disso que se trata. Estudamos para ler o mundo, descobrir desejos e necessidades, definir e veícular. Temos sorte de possuir profissionais que vão muito além de simplesmente fazer roupas e sugerir idéias, atitudes e novos raciocínios. Sim, sugerem formas de pensar que em sua maioria são formidáveis se souberem ser interpretadas.

Mas finalmente o que seria estilo? O dicionário diz “Maneira especial de exprimir os pensamentos, falando ou escrevendo. Maneira de dizer, escrever, compor, pintar ou de esculpir de cada um”. Eu digo: é escolher dentre os fabulosos catálogos fornecidos de seis em seis meses quais peças se encaixam mais com você. É misturar marcas e referências de acordo com a sua vivência e utilizá-los sem medo de represálias até o dia que simplesmente não as quiser mais.

Para alguns, posso está forçando a barra ou parecendo um tanto poética. Porém estilo é uma coisa que se tem, ou não. Na vida há pessoas que fazem o caminho e outras que simplesmente acham mais fácil somente transitar pelos já existentes. Pode sim culpar o capitalismo ou qualquer outro sistema mercadológico por haver milhares de ovelhinhas correndo no mesmo pasto, mas primeiramente, pense bem se o real culpado da historia não é você.


Por Jéssica Reis

Leonardo Martins

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.