Pages

Meio-campista do Ajax passa bem após cair em campo

Após desmaio atleta ficará em observação

O meio-campista do Ajax-HOL, Evander Sno, sofreu um desmaio durante uma partida contra o Vitesse, nesta segunda-feira (13). Segundo a assessoria do clube holandês, o jogador provavelmente sofreu uma arritmia cardíaca. Evander Sno havia entrado na partida no início do segundo tempo. 

Assim que desmaiou, Sno foi rapidamente atendido e reanimado com a ajuda de um desfribilador e foi imediatamente levado para um hospital na cidade de Arnhem.
Na manhã desta terça-feira, o jogador foi transferido para outro hospital, só que em Amsterdã. Sno deverá ficar em observação durante as próximas duas semanas.

Casos como o de Evander Sno já ocorreram em outros países como Brasil e Portugal, ambos no mesmo ano. No dia 25 de janeiro de 2004, o jogador do Benfica, Miklos Feher, havia acabado de receber um cartão amarelo quando desabou em campo. Seus companheiros de equipe logo perceberam que o caso era sério e desesperadamente correram para socorrer o jogador. Miklos Feher de apenas 24 anos havia sofrido uma arritmia cardíaca e faleceu.

Em 27 de outubro do mesmo ano, numa partida válida pelo Campeonato Brasileiro, São Paulo e São Caetano se enfrentavam no Morumbi. Logo após a marcação do tiro de meta, o zagueiro do azulão Serginho caiu lentamente até ficar desacordado. Como no caso do atacante Feher, os jogadores dos dois times procuraram pedir socorro o mais rápido possível. Os médicos dos dois clubes tentaram de tudo para reanimar o atleta ainda no campo mas, não conseguiram e o encaminharam para o hospital. A morte do jogador foi confirmada às 22h daquele mesmo dia.

Após os casos de Feher e Serginho, outras situações de arritmias cardíacas foram registrados ao longo dos campeonatos em diversas partes do mundo.

Por Luis Victa

Luis Victa Filho

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.