A partida foi válida pela 20° rodada da série B do campeonato brasileiro, e quem estava lá, pôde ver o domínio do Bahia durante toda a partida. O Bahia começou indo pra cima, e logo aos 5 minutos de jogo, numa confusão dentro da área após cobrança de escanteio, o passe de Adriano acabou tocando a mão do zagueiro Cléber, e o árbitro da partida, o pernambucano Antônio André Rodrigues de Souza, marcou penalidade máxima, após muita reclamação por parte da equipe do América, Jael, que não tinha nada com isso, mandou a bola mais uma vez para o fundo das redes, com um chute no canto esquerdo do goleiro, fez 1x0 para o Bahia, foi nono gol do artilheiro tricolor no campeonato.
Apesar das ausências de Morais e Rogerinho, o Bahia esteve calmo e tinha uma capacidade técnica superior a do América-RN, e após muito pressionar a equipe americana, aos 27min, o tricolor quase ampliou o marcador com Adriano, que chutou por baixo do goleiro Rodolpho, mas a bola foi tirada em cima da linha pela zaga do time adversário.
Oito minutos após o lance, o América se soltou no jogo e Esley acertou um bom chute, defendido pelo goleiro Renê. Sem chegar com muito perigo a meta do time Baiano, aos 42min da etapa inicial, veio o que mais tem ajudado a equipe tricolor nas últimas partidas, Cléber, que já possuia cartão amarelo, derrubou Adriano e acabou levando o segundo cartão, sendo expulso de campo.
Após o intervalo, mesmo com um atleta a menos em campo, o América tomou as rédeas da partida e foi para cima, o meia Esley, principal jogador da equipe potiguar na partida, seguia dando trabalho aos defensores baianos, tanto deu, que Leandro, jogador que havia entrado no lugar de Bruno Octávio, e também já possuia cartão amarelo, derrubou Esley no meio campo, e recebeu o segundo amarelo, igualando novamente o número de jogadores em campo.
O Segundo tempo, apesar das expulsões, estava morno, ainda assim, a primeira grande chance da etapa complementar foi do time baiano, Diego Corrêa roubou a bola no ataque e chutou com algum perigo sobre o gol. Aos 23min, o América respondeu, Chimba, que havia acabado de entrar, recebeu na área e tentou bater para o gol, mas pegou mal e o chute saiu mascado, quase sobrando para o atacante Cristiano Alagoano, antes disso o zagueiro Alisson estava esperto e cortou o lance.
Um minuto mais tarde, veio o balde de água fria, após pequena confusão na área, o meia tricolor Hélder, apareceu no vazio, dominou com categoria e com um toque fatal no canto direito, tirando do goleiro, fez 2x0 para o time do Bahia, em pleno Machadão, praticamente acabando com as forças do time potiguar. Ainda assim, cinco minutos depois, Cristiano Alagoano saiu livre, e cara a cara com Renê, desperdiçou a chance de diminuir no marcador.
Após isso e depois de mais algumas tentativas sem sucesso por parte do time do América, quem ficou no estádio até o final do confronto, ainda pôde contemplar mais três expulsões. Já no final do jogo, aos 42, Adalberto e Rodrigo Grahl, que entrou no segundo tempo, trocaram farpas e acabaram sendo expulsos, aos 44min, no apagar das luzes, o América conseguiu achar mais uma expulsão, Chimba, que também entrou na parte complementar do jogo, pisou num adversário caído e também foi para o chuveiro.
E terminou assim, Bahia 2x0 América-RN. O esquadrão de aço segue na 4° posição na tabela com 34 pontos, já o América, segue na zona de rebaixamento para a série C, em 19°, com 16 pontos.
O próximo adversário do Bahia no campeonato é o Ipatinga, o confronto acontece no Sábado (11), às 18h30, em Salvador, em partida válida pela 21° rodada da série B.
Por Luan Guimarães
Por Luan Guimarães